top of page

O que é um tumor cerebral?

Tumor cerebral é o crescimento anormal de células dentro do crânio que pode levar a compressão e lesão de células normais do cérebro. Podem ser "benignos" ou malignos, sendo que apenas os tumores malignos são denominados de câncer.


Geralmente esses tumores podem ser divididos em duas categorias:


Tumor cerebral primário: quando o tumor tem origem dentro do próprio crânio.

Tumor metastático, metástase ou tumor cerebral secundário: quando o tumor tem origem em outro órgão e se espalha pelo corpo.

As causas do aparecimentos dos tumores cerebrais são variadas e muitas vezes desconhecidas. Atualmente, sabemos que fatores genéticos individuais têm um papel relevante na origem dos tumores cerebrais.


Existem quase 100 tipos de tumores cerebrais, que geralmente recebem o nome do tipo da célula da qual se desenvolve. A maioria dos tumores no cérebro origina-se nas células gliais, que sustentam as células nervosas do órgão. Um tumor de células gliais é denominado glioma ou astrocitoma.


Os tumores cerebrais são classificados em grupos e de acordo com a rapidez com que se desenvolvem. Como regra geral, o tumor de menor grau é considerado menos agressivo, enquanto o de maior grau é o mais agressivo.


Algumas particularidades definem a agressividade de um tumor cerebral:


Os tumores benignos e considerados menos agressivos apresentam um crescimento lento, não aparecem em outros locais e, geralmente são tratados com cirurgia.


Em relação aos tumores malignos ou agressivos, apresentam um crescimento rápido, podem invadir localmente o tecido cerebral e geralmente precisam de tratamento complementar após a cirurgia, através de quimioterapia e radioterapia.


É muito importante que o tratamento seja realizado num centro especializado, podendo oferecer as melhores condições para a criança e os pais.


Quer saber mais? Click nos links:





Dr. Ricardo Santos de Oliveira


Diretor Presidente SBNPed

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page