Primeiras palavras do novo Presidente Dr. Ricardo Gepp:

ricardo gepp  Novos desafios

Começamos um novo ciclo na SBNped e com ele novos desafios. Depois da melhora da pandemia e de uma gestão espetacular, começamos uma nova jornada de volta ao que éramos antes da pandemia. Mas será que tudo voltará a ser igual? Provavelmente não. Estamos agora em um mundo muito mais digital e com menores distâncias. Apesar de sentirmos falta dos eventos presenciais, os eventos virtuais e híbridos chegaram para ficar. As possibilidades de utilização de plataformas digitais mudaram a medicina, o treinamento e a constante reciclagem dos profissionais. Diante deste novo cenário surge o grande desafio da volta dos eventos da SBNped. É com muito senso de responsabilidade que pensamos a SBNped para o próximo biênio.

Não há como descrever a honra que é ser o presidente da SBNped, uma sociedade muito mais do que científica, uma sociedade cirúrgica que é voltada ao seu paciente. Não somos por definição uma sociedade voltada a uma parte do sistema nervoso, nem voltada a uma área de técnica cirúrgica como são as outras especialidades da neurocirurgia. Nós somos uma especialidade voltada ao paciente, que é a criança e sua família.

Diante disso vêm os novos desafios. Manter a organização financeira e administrativa da nossa sociedade diante dos novos cenários.

Os eventos presenciais se iniciam em abril, com o importante e fundamental, curso latino-americano (LACPN). Todos aqueles que já realizaram esse curso sabem o quanto ele é fundamental para a formação e reciclagem do neurocirurgião pediátrico. O contato intensivo com os professores, com a possibilidade de atividades práticas e aquela conversa do dia a dia, fazem desse curso um evento único. Ainda há vagas e recomendo aos membros da sociedade e aos residentes que participem.

Além do LACPN estamos programando a volta do consenso, sendo que este ano terá a temática da mielomeningocele.  Estamos vivendo um momento ímpar no avanço do tratamento da mielo, especialmente devido a cirurgia fetal, mas ao mesmo tempo trata-se de um momento político complexo e que exigirá da nossa Sociedade e da SBN muito trabalho e luta.  Alguns movimentos recentes têm diminuído ou até mesmo retirado o neurocirurgião pediátrico do tratamento fetal. Ter a neurocirurgia pediátrica não mais uma parte da cirurgia fetal para espinha bífida não é concebível, principalmente considerando o compromisso vitalício necessário para problemas neurológicos que estão vinculados amielomeningocele. Independente do método de fechamento!É fundamental o trabalho em equipe multidisciplinar e aí sim definir caso a caso a melhor forma de técnica para o fechamento. Como alguém que não seja um neurocirurgião pediátrico entende as camadas, o fechamento e as implicações de todo contexto dessa doença e as suas implicações para a qualidade de vida da criança? Sem essa forma multidisciplinar de tratamento a criança pode não receber o acompanhamento de todo o contexto da mielo. O que uma família irá preferir, ter uma equipe alinhada, especializada e coesa ou ser tratada por profissionais isolados e em conflito?

Em abril teremos também o congresso brasileiro da SBN e nele faremos uma reunião da SBNped/departamento de pediatria. Nãoserá uma assembleia já que tivemos uma recente virtual. Faremos a nossa assembleia oficial no congresso de educação continuada no segundo semestre. E por último as nossas reuniões cientificam retornarão na primeira segunda feira de fevereiro. A reunião terá um formato um pouco diferente e está sendo organizada pela comissão científica.

As comissões da SBNped são braços importantíssimos da gestão. Manteremos o modelo de funcionamento atual e buscaremos novos avanços. A SBNped pretende interagir mais ainda com o seu associado e as comissões são importantes para a admissão de novos membros, certificação dos membros e serviços, proporcionarmos uma atualização científica, termos uma boa comunicação, continuarmos em um caminho ético e mantermos o registro da história da Sociedade. Buscaremos a parceria com o conselho deliberativo e o conselho fiscal, mantendo sempre a transparência dos atos da diretoria.

A SBNped é de todos nós membros associados! Contribuam, tragam dúvidas, problemas e sugestões. Vamos juntos fazer uma SBNped cada vez mais representativa de cada um de nós e assim, mais forte nacional e internacionalmente.

Abraços

Ricardo Gepp e diretoria da SBNped 2022/2023.

Acesse aqui diretoria completa da nova gestão