Outro dia, saindo do meu terapeuta, cumprimentei o guarda da rua, como sempre faço e, nesse momento, ele me perguntou "Eu gostaria de saber o que acontece aí que todo mundo sai sorrindo"...

Eu nem tinha reparado que estava com essa expressão feliz, mas a observação atenta dele me lembrou o motivo de estar fazendo terapia há mais de 20 anos.
Não sou louco, como muitos pensam de quem faz terapia, mas tenho algumas pitadas de loucura normais de quem se permite grandes emoções na vida.
O tempo longo de terapia se justifica diante da renovação das grandes questões da vida e de nossa experiência.
A nossa grande busca do autoconhecimento e do controle das emoções, assim como a compreensão dos eventos no convívio em sociedade, é o que me faz procurar a terapia para que a carga diária profissional e pessoal não se transformem num sentimento negativo e eu possa superar cada um desses momentos.
É uma conversa consigo mesmo e um auto aprendizado de como vencer os obstáculos.
Os nós são desatados e as travas desativadas, deixando nossas ações fluírem.
Não podemos resolver aquilo que está no controle dos outros, porque, justamente, isso não depende do nosso arbítrio. Então, seguimos adiante com nossas soluções e nosso olhar sempre fixado no que é positivo. Aquilo que nos faz sofrer merece nosso abandono, são paradas inúteis que nunca conseguiremos resolver.
O passado é história já escrita que não se apaga, não pode servir de entrave para sentirmos tristeza, mas de um ensinamento para não repetir o que foi ruim.
Aprendi, com um amiga querida, Heloisa Duprat, que me inspira na doutrina espírita, que não devemos obedecer nossos medos e tampouco o perfeccionismo, sejamos desafiadores daquilo que nos paralisa.
"Vivemos num mundo imperfeito e a expressão de desalinho é uma manifestação de dor da pessoa que se manifesta assim, existe uma lógica de energia acima do nosso desejo de viver em harmonia, cada pessoa tem uma forma particular de vibração, positiva ou negativa..."
"Não devemos aumentar o abismo do desacerto, “nosso pensamento deve alinhar com a nossa verdade”.
A terapia é uma necessidade em nossas vidas, um tratamento fundamental para o nosso equilíbrio. 
Sei que ainda é pouco compreendida, mas certamente merece nossa confiança e, nós merecemos seu auxílio fundamental

Pelo Dr. Henrique Furquim Paiva